Dispositivo Electrónico de Matrícula – Quem já tem Via Verde, precisa do Chip para ter isenções?

Share

A dúvida residia até hoje, uns diziam que sim outros diziam que não…..

Consultamos o site da Via Verde e verificamos que é possível converter on-line o nosso dispositivo VIA VERDE num DEM – Dispositivo Electrónico de Matrícula e também é possível fazer o pedido da isenção – “SCUT – Discriminção Positiva” online.

Tem apenas que se inscrever no site (fica inscrito na hora), e aceder a “SCUT – Discriminção Positiva”. Clicar em Novo Pedido. Atenção convém ter os documentos da sua viatura para o preenchimento do pedido.

Seguidamente pedem-lhe o seu Código Postal  (nesta fase convém ter paciência visto que já há muitas pessoas a tentarem e o servidor da Via Verde por vezes não consegue avançar), mas à terceira tentativa lá continuamos.

Aparece abaixo o nosso Concelho e as SCUTS nas quais pode usufruir da discriminação positiva (mais uma vez o site foi abaixo – basta fazer retroceder e voltar a “Continuar”).

A seguir aparece-nos a matrícula da viatura e temos que preencher o Nº de Quadro da Viatura – è a alínea (E) do Documento Único de Transporte. Finalmente é só submeter o pedido e imprimir. Deste modo obtemos o benefício da Discriminação Positiva provisório durante 60 dias. O pedido produz efeitos 48 Horas após a submissão do pedido.

A atribuição definitiva do benefício da Discriminação Positiva depende da apresentação no prazo máximo de 60 dias dos seguintes documentos:

– Documento único da viatura, ou,

– Título de registo de propriedade ou em alternativa Certificado de matrícula original ou cópia autenticada,

– Declaração passada pelo locador que identifica o nome e a morada da residência ou sede do locatário nas situações de viaturas em regime de locação financeira ou similar.

Deve imprimir o comprovativo do pedido acima efecturado, assinar e colocar a data para juntar a esta documentação.

A apresentação dos documentos  acima referidos poderá ser efectuada:

Por correio através do envio de cópias autenticadas, para a seguinte morada:

Via Verde Portugal, SA

Apartado 6006

EC Linda-a-Velha

2797-983 Linda-a-Velha

– Presencialmente em qualquer Loja Via Verde

O pedido produz efeitos 48 Horas após o seu registo e tem carácter provisório.

Quem não tem Via Verde pode pedir o DEM – Dispositivo Electrónico de Matrícula online (e aguardar que lhe chegue a casa) ou terá que se deslocar a uma das lojas VIA VERDE ou aos CTT e aguardar nas filas.

Deixamos aqui em PDF os folhetos que nos foram enviados e que alguns leitores estão a receber: Scut 1 e Scut 2.

Agradecemos a ajuda do nosso leitor Sérgio Andrade que durante o todo o dia de hoje tentou connosco obter todas estas informações.