Surgiu-nos esta questão após termos visto milhares de vezes na imprensa, esta palavra que a comunicação social decidiu usar. Ora, fomos então á wikipedia resgatar a explicação:
Troika (russo:тройка) é a palavra russa que designa um comitê de três membros. A origem do termo vem da “troika” que em russo significa um carro conduzido por três cavalos alinhados lado a lado, ou mais freqüentemente, um trenó puxado por cavalos. Em política, a palavra troika designa uma aliança de três personagens do mesmo nível e poder que se reúnem em um esforço único para a gestão de uma entidade ou para completar uma missão, como o triunvirato histórico de Roma.
União Soviética
A palavra também era usada para designar para descrever os três supremos chefes dos estados comunistas, o chefe de estado, o chefe de governo e o líder do partido. Dessa forma, este termo tem sido historicamente reservado para designar diferentes alianças políticas dos líderes na União Soviética:
- Com a morte de Lenin, em 1923, é formada uma troika entre Zinoviev, Kamenev e Stalin, que enfrenta Trotsky como parte da Oposição de Esquerda.
- A mais famosa de todas as troikas soviéticas foi a formada por Georgi Malenkov, Lavrentiy Beria e Vyacheslav Molotov, que governou o país brevemente após a morte de Stalin em1953.
- Em 1964, na sequência da queda de Nikita Khrushchev, também forma-se outra breve troika entre Leonid Brezhnev, Alexei Kossygin e Anastas Mikoyan.
Quererá isto dizer que a partir de agora passaremos a comunistas ou será por usurpação desta palavra que os partidos de esquerda se escusaram a reunir com os responsáveis das instituições internacionais?
Boas,
Explicaram o que quer dizer Troika, algo que já me tinha perguntado, mas não disseram se o comité é constituído por três elementos e quais são. O vosso último parágrafo não tem piada nenhuma nem parece-me inteligente…
Olá,
Simples, a Troika é constituida por três entidades, são elas o BCE-Banco Central Europeu, CE-Comunidade Europeia e FMI-Fundo Monetário Internacional.
A CE porque nós fazemos parte da comunidade, o BCE porque aderimos ao Euro e o FMI porque somos sócios e pagamos as quotas todos os anos.
Olá Rui,
Obrigado pela participação e pelo comentário construtivo.