Nos dias 25 e 26 de Outubro vai realizar-se, no Centro de Congressos de Lisboa, o evento “Dias Europeus do Emprego”, no qual poderá encontrar cerca de 1000 ofertas de emprego em várias áreas e países.
Trata-se de um evento que incentiva a mobilidade profissional entre cidadãos dos Estados-membros e que é promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), através da rede EURES, por iniciativa da Comissão Europeia.
http://portal.iefp.pt/portal/page?_pageid=257,255473&_dad=gov_portal_iefp&_schema=GOV_PORTAL_IEFP
Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)
(clique para abrir)
Conselhos
- A coordenação da rede EURES aconselha-o a registar-se previamente no site de forma a aceder não só à informação das ofertas disponíveis e das empresas presentes mas também para receber notificações que lhe permitem organizar melhor a sua visita ao evento.
- A organização alerta-o desde já para o facto de o programa ser vasto (isto porque nele constam sessões de informação e workshops). Por isso, deverá ser o mais selectivo possível identificando à partida quais as sessões que mais lhe interessam.
- A organização aconselha a que não entre no recinto sem vários exemplares de um currículo preparado em inglês, francês ou outro idioma dos países de acolhimento. Não se esqueça também de levar consigo os documentos comprovativos das suas qualificações e formações complementares.
- O IEFP aconselha-o ainda a não se candidatar a todas as oportunidades.
Profissões mais solicitadas por país
Reino Unido
Especialistas das profissões intelectuais e científicas, diferentes áreas de engenharia e tecnologias de informação, especialistas das ciências da vida, profissionais da saúde (enfermeiros), ecónomos e perfis da restauração (cozinheiros e similares).
Alemanha
Engenheiros mecânicos e electrotécnicos, engenheiros de electrónica e telecomunicações, especialistas de informática, representantes comerciais, técnicos de vendas, canalizadores e montadores de tubagens e estruturas metálicas, soldadores e maçariqueiros.
França
Directores de vendas e comerciais, representantes comerciais, técnicos de vendas, directores de publicidade e relações públicas, especialistas de informática (projectistas e analistas de sistemas), empregados de recepção, caixas, bilheteiros e similares, cozinheiros e trabalhadores da restauração.
Áustria
Empregados de mesa e cozinheiros, operadores de estruturas metálicas e tubagens, electromecânicos e electricistas, canalizadores, especialistas de isolamentos, operadores de gruas e de outros aparelhos de elevação e transporte.
Polónia
Comerciais, técnicos de vendas, condutores de veículos pesados de mercadorias, pessoal de limpeza, cozinheiros e trabalhadores similares, soldadores e maçariqueiros, mecânicos e ajustadores de veículos a motor.
Suécia
Técnicos de vendas, comerciais, projectistas, analistas de sistemas informáticos, educadores de infância, empregados de mesa e cozinheiros.
República Checa
Cozinheiros e empregados de mesa, comerciais e técnicos de vendas, condutores de veículos pesados de mercadorias, afinadores – operadores de máquinas ferramentas, serralheiros mecânicos, soldadores e maçariqueiros.
Dinamarca
Médicos, docentes universitários, biólogos e especialistas similares, vigilantes de crianças, urbanistas, planeadores de tráfego, farmacologistas, patologistas e outros especialistas das ciências da vida, engenheiros e profissionais de TI.
Países Baixos
Cozinheiros, especialistas de informática, engenheiros mecânicos, trabalhadores agrícolas não qualificados, soldadores e maçariqueiros.
Finlândia
Enfermeiros, cozinheiros, empregados de mesa e trabalhadores similares, mecânicos e ajustadores de máquinas.
Fonte: http://aeiou.expressoemprego.pt/Actualidades.aspx?Art=1&Id=2951
Esta é uma feira muito importante para a situação que vivemos.
Eu sou uma, dos muitos desempregados, 23 anos como desenhadora de construção civil. Neste momento pondero mudar de profissão se necessário.