Taxa de desemprego em Portugal desceu 0,1% em Setembro
O número de desempregados em Portugal desceu no mês de Setembro relativamente a Agosto. A descida fixou-se nos 0,1%, equivalente a taxa de desemprego de 15,8% que se registava em Agosto e os 15,7% de Setembro de 2012. Esta é a primeira descida da taxa de desemprego em Portugal em 15 meses.
Ainda que não seja uma descida significativa e de continuarmos a ser o terceiro país com a taxa de desemprego mais elevada do euro, só superado pela Espanha e Grécia, não deixa de ser um sinal positivo.
Taxa de desemprego entre jovens caiu 0,6%
Os dados revelados hoje pela Eurostat revelam, ainda, que a taxa de desemprego entre os jovens portugueses, com menos de 25 anos, desceu dos 35,7% no mês de Agosto para 35,1% em Setembro.
Apenas porque vários jovens aproveitaram as “férias” e emigraram e também ajudado pelo facto do IEFP ter enviado em Agosto uma carta aos seus “utentes”, que se não fosse devolvida em 10 dias úteis, faria com que o registo dos mesmos nos centros de emprego fosse anulado.
Olá Nuno,
Sim, acredito que tenhas razão relativamente à tua análise. Aliás, publicamos, seguidamente outro artigo (http://www.maisvalias.com/2012/11/02/desempregados-veem-se-obrigados-a-emigrar/#.UJliK2_Qe3E) que pode justificar estes números. De qualquer forma este notícias não deixa de ser um facto.
Cumprimentos,
NCosta