Variação média da inflação fixou-se nos 2,5%
Segundo os dados hoje revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação média da inflação dos últimos 12 meses fixou-se nos 2,5% em janeiro, menos 0,3 pontos percentuais do que em dezembro, com a inflação homóloga a cair para os 0,2%.
Ainda segundo os mesmos dados, excluindo a energia e os bens alimentares não transformados (inflação subjacente), a taxa de variação média passou de 1,5% em dezembro para 1,3% em janeiro.
Eis o resumos dos dados hoje revelados pelo INE:
Em janeiro de 2013 a taxa de variação média dos últimos doze meses do IPC situou-se em 2,5%, inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p) ao resultado obtido no mês anterior. O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de variação média de 1,3% (1,5% em dezembro).
A variação média dos últimos doze meses do IHPC também diminuiu para 2,5% (2,8% no mês anterior). Em dezembro de 2012 esta taxa foi superior em 0,3 p.p. à observada para os países pertencentes à área do Euro. Em janeiro, tendo como referência a estimativa do Eurostat para o conjunto da área , esta diferença terá diminuído para 0,1 p.p..
Aceda aqui aos dados completos do INE.
Faça o primeiro comentário a "Janeiro 2013 – Taxa de inflação abranda"