O INE publicou hoje os dados referentes ao Índice de Preços no Consumidor – Abril 2014 – registando que a Taxa de variação homóloga situou-se em -0,1%.
Resumo
Em abril de 2014, a variação homóloga do IPC situou-se em -0,1%, taxa superior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior. O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, registou uma taxa de variação homóloga de 0,1%, superior em 0,3 p.p. à verificada no mês anterior. O IPC apresentou uma variação mensal de 0,2% (1,4% em março de 2014 e 0,0% em abril de 2013). A variação média dos últimos doze meses manteve-se em 0,2%. A classe dos transportes, que foi a que mais contribuiu para a variação homóloga menos negativa do IPC em abril comparativamente com o mês anterior, é analisada em mais detalhe neste Destaque.
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação homóloga de -0,1% (-0,4% em março de 2014), inferior em 0,8 p.p. à estimada pelo Eurostat para a área do Euro (inferior em 0,9 p.p. no mês anterior). A taxa de variação mensal do IHPC situou-se em 0,3% e a taxa de variação média dos últimos doze meses foi 0,3%. Refira-se que o IHPC em Portugal tem apresentado, nos últimos meses, variações homólogas próximas das verificadas em Espanha (ver caixa).
Mais informações: Aqui.
Faça o primeiro comentário a "Abril 2014 – Inflação volta a cair, mas mantém-se em terreno negativo"