O INE publicou hoje estatísticas sobre as empresas em Portugal, nomeadamente sobre “a crise e as grandes empresas – 2008/2012“.
Resumo
Apesar de representarem apenas 0,3% do total das sociedades em 2012, as sociedades de grande dimensão (SGD) foram responsáveis por 28,5% do total do emprego e mais de 40% do volume de negócios e do VAB gerados no setor das sociedades não financeiras. Embora também atingidas pela crise económica que se iniciou no final de 2008, comparativamente às PME, as SGD resistiram relativamente melhor aos seus efeitos. Efetivamente, as SGD existentes em 2012, apresentavam mesmo uma dimensão média, um volume de negócios por empresa e uma capacidade de gerar valor acrescentado, superiores aos valores de 2008. Singularmente, de 2008 a 2012 a remuneração média mensal aumentou mais entre as PME que entre as SGD.
Apesar da importância das SGD em Portugal, a informação disponível para 2011 revela que, na maior parte dos países europeus, o peso relativo destas sociedades é ainda maior.
Mais informações: Aqui.
Faça o primeiro comentário a "Grandes empresas responsáveis por 28,5% do total do emprego"