Plano Anual de Finanças Pessoais – Orçamento Anual

Share

O seu Orçamento Anual tem como objectivo estimar no início do ano quais os principais gastos que terá de forma a atribuir valores máximos para cada tipo de gasto. Desta forma saberá de antemão, aproximadamente qual o dinheiro necessário que precisará para o ano vindouro se tudo correr como planeia.

Tenha em conta que o objectivo do controlo das saídas de dinheiro é tornar o dinheiro real e só quando se planeia e se mede é que pode gerir melhor as suas finanças. Ao definir um orçamento que contemple os objectivos para o ano conseguirá precisamente isso.

O primeiro passo é ter um controlo das despesas e saber quando é que se gasta por mês nas várias categorias de despesa. Ter uma divisão de despesas pelos gastos como Alimentação, Habitação, Comunicações, Transportes e Veículos, Desporto, Restaurantes, Saúde e Seguros, Educação, Impostos e Crédito, é o primeiro passo. Depois deverá extrapolar pelos vários meses o que prevê gastar. Lembre-se que é uma estimativa, pelo que deverá deixar alguma margem de erro.

Seguidamente apresento um exemplo de um plano individual para um jovem que faça parte da geração mil euros:

Exemplo de Orçamento Anual

Exemplo de Orçamento Anual